Abaixo as dietas, viva a “barriguinha”…

Assumo que, desde que deixei de fazer exercício com regularidade, naquele lugar onde devia estar a minha cintura tenho aquilo a que vulgarmente chamamos “pneu”. É por isso que o meu filho costuma pôr-me a mão na “barriguinha” e dizer com ar de gozo: “Dá a bola aos miúdos”. Não é a maior provocação que já ouvi sobre as “saliências abdominais”. Há dias entre amigos, a “boca” foi para um deles, de barriga mais dilatada: “No cemitério, a árvore faz sombra ao morto”… Também se conta que um homem com barriga muito “respeitável”, semelhante ao protagonista de uma das crónicas anteriores, estava a fazer o seu “chichi” encostado a uma parede. Um garotinho inocente que ia a passar olhou e gritou: “Eu vi a “coisa” daquele senhor”. O homem com toda a calma, fechou as calças, tirou uma nota de cinquenta euros e disse ao garoto: “Rapaz, pega lá esta nota pois viste algo que eu já não vejo há anos”…

Depois do “metrossexual” e do “lambersexual”, a nova moda masculina que, dizem, está a fazer sucesso na terra do Tio Sam (para satisfação delas), é a dos “dad bod” e o mesmo é dizer que a gordura voltou a ser sinónimo de formosura. Acabaram-se os arrependimentos por ter comido uma piza ou um “Big Mac”, um daqueles hambúrgueres com maionese, molho de tomate e muita batata frita. Chega de ficar de consciência pesada por ter bebido umas “cervejolas” e comer uns petiscos apimentados. Elas dizem que os “dad bod” com as suas “barriguinhas”, são homens mais normais, mais naturais, muito melhores a abraçar, que não enganam e nas fotografias fazem com que as mulheres pareçam ainda mais bonitas, para além de… terem “melhor desempenho”. Se isto não é o suficiente para “cultivar a barriguinha”, do que é que precisamos mais?

Claro que hoje a sociedade “persegue-nos” e “combate” de forma persistente esta “cultura física”. Os profissionais da saúde e todos os organismos que os superintendem fazem imensas campanhas contra, aconselhando-nos a beber muita água e não bebidas alcoólicas, a comer menos carne, mais peixe e fazer exercício. Ora, afinal a baleia só bebe água, só come peixe e faz natação o dia inteiro e o que é ? GORDAAAA!!! Também nos aconselham a comer menos pão e batata e comer legumes, muitos legumes verdes. Ora, o elefante também só come verduras e o que é? GORDOOOO!!!

Já não podemos escolher o que queremos ser pois, em todo o lado, somos “violentados” pela nossa opção. Todos têm uma dieta para promover o nosso bem estar, melhorar a nossa condição física, que nos querem vender a toda a força. São os médicos, os nutricionistas, os herbanários, a rádio, a televisão, as revistas da especialidade e todas as publicações dedicadas às mulheres a “impingir-nos” a dieta ideal, com as frases mais estúpidas como “emagreça comendo de tudo” (que é como quem diz, passando fome), “emagreça dez quilos em sete dias” ou “perca a barriga em cinco dias”. Também fazem questão de nos convencer a fazer exercício, muito exercício e com regularidade, como caminhar, que é muito importante para a nossa saúde. Ora, “se caminhar fosse saudável, os carteiros seriam imortais”…

Uma sexóloga brasileira publicou um artigo aconselhando as leitoras a namorarem com “barrigudinhos”. Diz ela que tem muitas vantagens como “nunca pedirão um sumo mas sim uma cerveja ou um copo de vinho”, “não tiram a camisa para dançar feitos idiotas, querendo agradar à garotada da plateia”, “nem ficarão preocupados com as calorias das refeições que elas fazem”. Ter barriguinha quer dizer que gosta de cerveja e vinho, de confraternizar, de fazer festas (e mulher faz parte) e gosta de ver televisão enrolado no sofá… Para além do mais, homem com “barriguinha” é mais confortável. A barriguinha oferece um conforto especial, pois é uma almofada que pode ser moldada conforme a cabeça dela…

Um estudo efetuado numa das universidades da Turquia revelou que os homens com barriga têm uma melhor “performance sexual”. E esta? Já estou a ver esses atletas que “malham” forte para terem uma “tábua” a fazer de barriga, a diminuírem os treinos e começarem a comer “fast-food” para fazerem crescer a “curva da felicidade”.

Para os homens que fazem questão de “cultivar” a barriga, o maior ídolo é o … Homer Simpson. Ele tem o estilo “pai de família”, uma barriguinha peluda, fofa e macia muito agradável para abraçar, aquilo a que as mulheres chamam “a almofada do amor”, que esconde um pedaço de felicidade.

Já o humorista brasileiro Chico Anísio dizia que “o exercício é o primeiro passo para a morte. Sai dessa enquanto tem saúde”. E “raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos oitenta anos”. Fazia uma comparação interessante ao dizer que “a tartaruga, com toda aquela lentidão, vive trezentos anos, mas não se conhece um só coelho que chegue aos quinze”.

Homem com barriguinha é alguém que gosta de comer e beber, não perde um bom prato de rojões, feijoada ou cozido à portuguesa. Aprecia o presunto e o salpicão e faz questão de promover a gastronomia nacional. Com isso, dá um contributo generoso ao desenvolvimento do país. Não dizem para aí que estamos a precisar de crescimento (e não me refiro à barriga)?

Ah, e não fique chateado se passar a vida inteira gordo. Vai ter toda a eternidade para ser só osso!!!…

Leave a Reply